domingo, 28 de novembro de 2010

rezando por aqueles que não serão salvos

- quer que eu reze por quem? -Júlia perguntou indo pra igreja enquanto eu ficava em casa por um motivo qualquer que eu não me lembro
- reza por aqueles que não serão salvos - eu respondi com a primeira coisa que veio na minha cabeça
ela riu, provavelmente pensando nas mesmas pessoas que eu.
-vou rezar por você - ela completou rindo da minha cara.
mas aí eu pensei... quem não será salvo? as vezes eu duvido que eu acredito em inferno. Sabe eu não consigo ver a cena de alguém implorando perdão a Deus e ele negando... não consigo pensar em nenhum pecado tão grave que valha a eternidade de sofrimento
punição talvez sim... mas pecado eterno não... sempre existe salvação... é só querer.
O triste é que alguns não querem
Não sei se algum de vocês já leram "A ultima batalha" das "Cronicas de Narnia", mas no final, os anões estão no paraíso (ou Narnia real como cita no livro) mas eles só vêem a escuridão.
Daí Aslam diz: eles estão assim por que é o que eles querem ver, ninguém pode ajudá-los.
As vezes eu penso assim... algumas pessoas terão o inferno, pois é isso que elas esperam.
E algumas simplesmente terão a morte.
Deus não daria o céu para aqueles que simplesmente não querem ter alma.
Eu quero. E espero sinceramente não sofrer pela eternidade.
Não porque eu seja boa ou tenha fé... mas porque eu não me condenaria, acho que Deus, que é muito melhor que eu pode entender também que eu as vezes escolho ser ruim por que eu sou HUMANA.
Enfim... ninguém esta interessado em saber se eu vou pro céu o pro inferno... mas eu to interessada em saber pra onde você quer ir? como é teu céu e teu inferno?

beijinhos @bellapellegrini

terça-feira, 16 de novembro de 2010

um começo tímido

Vamos começar viajando sobre o nome do blog... eu disse que não faz sentido, mas faz um pouco sim...
bem solilóquio vem de uma brincadeira minha e de Ju...que um dia abrimos o dicionário e decoramos cada uma palavra: solilóquio e soliléu (aquela paradinha que os bispos usam na cabeça)... dai tudo virou motivo pra usá-las. Mas e daí né?? o q eu isso tem a ver com religião.
Acontece que um dia na missa Ju me cutuca e diz: como assim "ousamos dizer" o pai nosso? serio assim dá um certo medo né?? parece que pra falar com Deus a gente tem que se rebaixar, se não ele não ouve. Quando eu converso com Deus eu sou mais simples... falo como se falasse com meu pai aqui da terra. E você Bela, como conversa com Deus?
eu respondi meio prestando atenção nela, meio na missa. "eu não converso, eu monologueio com Deus"
ela riu do meu neologismo exdruxulo, mas ela concordou comigo:
- então, como são seus solilóquios com Deus?
eu achei uma ótima pergunta: 
Eu vario (isso existe?) bem nas minhas orações, quando eu consigo exprimir sentimentos em palavras rebuscadas, ótimo. Quando não eu apelo pra uma conversa "na moral" com Deus mesmo. Daquelas que minha avó da roça me chamaria de herege. 
Mas, pense bem, você acharia legal conversar com alguém no qual toda hora você ia ter que mostrar sua pequenez, sendo que ainda por cima é atoa, por que Ele já sabe disso, já sabe até o que você vai falar antes mesmo de vc abrir a boca!
Então... eu prefiro meu jeito informal de conversar com Deus... sem desrrespeitos é claro. Sem falar mal, mas podendo falar o que quiser sem perigo de ser mal interpretada.... é tão bom pensar em falar com alguém que sabe exatamente o que você quis dizer.

E você, como conversa -ou monologuei, como preferir- com seu Deus?

um ps: E pra quem você reza? Para Deus? Para Jesus? Para Maria? Para os santos? Para buda? Para o Grande Arquiteto do Universo, seja Ele quem for?
Eu rezo pra Deus mesmo, acho mais eficiente e sem perigo de perder a mensagem no meio do caminhos, 
mas confesso que as vezes - como boa católica- me atenho a alguns santos, sabe tem coisa que é pequena demais pra uma conversa seria com Deus... então eu fico com os subordinados mesmo... E as vezes pra maria, quando eu quero um conselho de mãe....
mas enfim isso é  assunto pra outro post xD

por @BellaPellegrini

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Intrudução!

Bem vindos ao solilóquios theológico
O nome do blog, como todo o resto, não faz o menor sentido.
Vamos falar de crenças, sem ofender e nem falar em nome de ninguém alem de nós mesmos.
Não queremos ofender ninguém, nossas intenções são boas, apesar de que algumas vezes vocês lerão grandes bobagens, já que somos todos leigos no assunto.
Teremos três membros fixos e alguns convidados... pra levar vários pontos de vistas e provocar discussões.

somos nós:

Izabela Pellegrini:
Católica praticante mas com conhecimentos bíblico restrito as aulas de crisma (a muito abandonada) e aos folhetinhos de domingo. Já tive amigos de outras crenças apesar de aproveitar muito pouco do conhecimento deles... Gosto de contestar os meus próprios princípios, mas raramente irei mudá-los.
Odeio intolerância apesar de viver as vezes rodeada dela. Já pensei em ser freira *.*

Julia Uliana:
Também católica. Já fui coroinha. Ainda na "perseverança" (encontros pra adolescente que já fizeram primeira comunhão). Fascinada pela Religião, acho que sempre gostei de observar e discutir sobre as coisas que aprendi durante esse tempo. Uma vez me disseram que era uma boa "pregadora". Não pretendo pregar nada aqui, mas sim discutir, observar, entender e passar meus pequenos conhecimentos. Uma bela forma de levar a religião a todos e assim, semear.

Gabriel Nascimento:
Acredito em Deus mas não professo nenhuma religião pois vejo todos os deuses como expressão diferentes de um único ser superior. Gosto de entender as diferentes opiniões e não desprezo nenhuma forma de ver o mundo.